A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural - ABECE, conforme seu estatuto, é uma instituição que tem por objetivo a valorização e o aprimoramento do profissional que se dedica ao projeto e consultoria de estruturas civis. A então "Premiação ABECE / GERDAU", criada em 2003 para divulgar, no meio técnico, profissionais ou empresas que desenvolveram projetos e trabalhos de destaque na engenharia de estruturas, passou a denominar-se, no ano de 2004, PRÊMIO TALENTO ENGENHARIA ESTRUTURAL.
São condições para participação do Prêmio:
2.1 Requisitos do participante
• Empresas ou profissionais projetistas de estruturas sediados no território nacional;
• Não é necessário ser associado da ABECE;
• Ser o responsável técnico pelo projeto estrutural apresentado;
• Não ter algum profissional na empresa participante que tenha exercido cargo de presidente ou vice-presidente das organizadoras do Prêmio até um ano antes da data do início das inscrições.
2.2 Condições para apresentação dos trabalhos
• Poderá ser inscrito apenas 1 (um) trabalho por empresa ou profissional em cada categoria;
• O profissional, ou escritório, ganhador de uma categoria, não poderá inscrever outra obra na mesma categoria por dois anos subsequentes a partir do ano de 2016;
• O projeto deve ter sido realizado em um período de até 5 anos anteriores ao ano do concurso;
• A execução da estrutura deve, necessariamente, estar finalizada.
2.3 Condições gerais
• Trabalhos inscritos em anos anteriores que foram selecionados como finalistas não poderão ser reapresentados;
• Para os casos de:
• Autoria múltipla (equipes de projeto);
• Participação significativa de outros profissionais no desenvolvimento do projeto (consultores, adaptações de outros profissionais por mudança de processo construtivo, fases de projeto desenvolvidas por profissionais diferentes);
• Trabalhos apresentados pelo profissional, mas desenvolvidos a serviço de uma empresa ainda que o participante seja o responsável técnico pelo projeto, com comprovação através de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), o mesmo deverá apresentar carta do co-autor, consultor, responsável por adequações ou fases complementares ou empresa, autorizando a apresentação do trabalho. Neste caso, o nome do co-autor, consultor ou empresa será mencionado no material de divulgação do Prêmio.
• Serão aceitas apenas as inscrições dos autores dos projetos e não dos responsáveis pela execução da obra, montagem, gerenciamento etc.
O concurso é anual e o Prêmio será entregue durante a realização do ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural.
Os trabalhos a serem inscritos para o concurso deverão versar sobre projetos de estruturas já construídas, com destaques para os seguintes quesitos:
• Concepção estrutural;
• Processos construtivos / uso adequado de materiais;
• Originalidade;
• Monumentalidade;
• Implantação no ambiente;
• Esbeltez / deformabilidade;
• Estética / economicidade. A estrutura, de qualquer tipo, poderá ser de concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenaria ou, ainda, mista.
A premiação será dividida em 5 (cinco) categorias, a saber:
– INFRAESTRUTURA: serão considerados projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, túneis, terminais, pontes, viadutos, passarelas, obras de saneamento, portos, barragens etc.;
– EDIFICAÇÕES: serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam a utilização residencial, comercial, escolar, industrial, entre outras, com área construída maior que 3.000 m²;
– PEQUENO PORTE: serão consideradas as estruturas de residências unifamiliares, de qualquer porte, e pequenos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, com área construída de até 3.000 m² ;
– OBRAS ESPECIAIS: serão considerados projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados como antenas de telecomunicações, bases de equipamentos, esculturas, monumentos, escadas, reforços estruturais, obras de "retrofiting", reformas, ampliações, coberturas etc.;
– CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA: serão consideradas estruturas pré-fabricadas, estruturas pré-moldadas de canteiro, estruturas metálicas ou outras estruturas que se utilizem de processos industrializados para sua produção.
5.1 Orientações gerais
- Na categoria Edificações, apenas deverão ser inscritos projetos de edifícios com área maior que 3.000m² ;
- Edificações (prédios, residências, ginásios esportivos, igrejas e outras) com áreas menores que 3.000m² deverão ser inscritas na categoria de Pequeno porte;
- Residências unifamiliares, de qualquer porte, devem ser inscritas na categoria Pequeno Porte;
- Projetos estruturais voltados para a área pública (exceto edifícios), tais como aeroportos, cais, pontes, viadutos, túneis, terminais etc, devem ser inscritos na categoria Infraestrutura;
- Projetos com sistemas específicos (por exemplo coberturas, passarelas, escadas, sistemas construtivos diferenciados etc.) devem ser inscritos na categoria Obras Especiais;
- Obras de galpões, shoppings e outras edificações que façam uso de sistemas construtivos racionalizados (por exemplo pré-moldados, estruturas metálicas etc.) devem ser inscritos na categoria Construção Industrializada;
- A comissão julgadora não reclassificará os trabalhos, julgando-os dentro das categorias em que foram inscritos. Caso a obra não se enquadre adequadamente na categoria em que foi inscrita, a mesma será desclassificada pela comissão julgadora.
- O inscrito deverá enviar fotos para comprovar que a estrutura já está executada, evitando assim a desclassificação do seu trabalho.
6.1 O material a ser enviado pelos participantes deverá ser constituído de:
• Preenchimento do formulário de inscrição no site do Prêmio Talento Engenharia Estrutural (http://www.premiotalento.com.br/2017/);
• Documento com até 10 (dez) laudas, no formato A4, com especificações técnicas sobre o tema estrutural em destaque, no formato PDF;
• 5 (cinco) fotos digitais em alta resolução (300 dpi), no formato JPG, que comprovem que a estrutura está totalmente executada. Não serão consideradas fotos para comprovação desse item da maquete do projeto;
• Declaração formal de que a estrutura da obra inscrita está totalmente concluída;
• 5 (cinco) desenhos, em PDF, em formato A3, A2 ou A1, contendo necessariamente:
- Categoria Edificações - planta do pavimento tipo, planta da fundação e planta de cargas;
- Demais categorias - planta do pavimento mais representativo, planta da fundação e planta de cargas.
6.2 Os arquivos eletrônicos do trabalho serão enviados através de "upload", no próprio site do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.
6.3 No ato da inscrição, o participante definirá a categoria em que seu trabalho será inscrito, conforme o item 5. Caso o trabalho não respeite as características da categoria na qual foi inscrito, será automaticamente desclassificado.
6.4 O prazo para recebimento do material será até 30/07/2017.
A comissão julgadora será constituída por 7 (sete) integrantes, sendo 4 (quatro) profissionais indicados pela ABECE, 2 (dois) pela GERDAU e 1 (um) pela Editora PINI.
Após o encerramento das inscrições, será disponibilizada uma área do "site" para cada um dos trabalhos, onde serão apresentadas a descrição sucinta da estrutura e as duas primeiras fotos cadastradas pelo participante.
Caberá à Organização do Prêmio e à Comissão Julgadora, durante as avaliações dos trabalhos, desclassificar aqueles que não tenham cumprido os requisitos apresentados no item 2.
A comissão julgadora escolherá, em uma primeira fase, os 5 (cinco) trabalhos finalistas de cada categoria. Após a divulgação dos finalistas será aberta no site uma área de votação, onde o visitante poderá votar em um dos finalistas dentre todas as categorias. O resultado dessa votação será divulgado no dia da entrega do Prêmio.
A organização do Prêmio entrará em contato com os participantes selecionados para que envie, em um prazo de 24 horas, a seguinte documentação complementar:
• Comprovação do recolhimento da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica do projeto estrutural, com data de emissão anterior ao final das inscrições para o Prêmio;
• Carta do co-autor, consultor, responsável pelas adequações ou fases complementares ou empresa, autorizando o participante a participar da fase final do Prêmio.
Os finalistas que não entregarem a documentação complementar dentro do prazo estipulado serão automaticamente desclassificados e substituídos por trabalhos que estejam na sequência da classificação.
Os 5 (cinco) finalistas de cada categoria serão divulgados no site do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017.
Eventuais solicitações de impugnações de finalistas, com base em infrações ao item 2, deverão ser feitas à organização do Prêmio em, no máximo, 48 horas da divulgação dos mesmos. Caberá à Comissão Julgadora a análise de cada situação e caso não se consiga confirmar a total observância aos critérios do item 2, o trabalho será automaticamente desclassificado e substituído por outro que esteja na sequência da classificação.
Entre os trabalhos finalistas, a Comissão Julgadora escolherá 1 (um) ganhador, 1 (uma) menção honrosa para cada categoria e 1 (uma) menção honrosa para a obra que se destacar em sustentabilidade.
A Comissão Julgadora poderá ainda selecionar qualquer trabalho entre todas as categorias para uma premiação especial denominada "Destaque do Júri".
A Comissão Julgadora poderá, ainda, definir critérios para valorizar os trabalhos melhor avaliados na votação pública "on-line".
O PRÊMIO TALENTO ENGENHARIA ESTRUTURAL é relevante para a categoria, pois divulga a criatividade do engenheiro estrutural dentro do meio técnico, ressaltando a importância do projeto da estrutura no mercado da construção civil.
Em 2017, os melhores trabalhos de cada categoria (Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada), mais o vencedor "Destaque do Júri", serão premiados com:
• Diploma e troféu alusivo ao evento;
Cada uma das menções honrosas terá a seguinte premiação:
• Diploma e placa alusiva ao evento.
A ABECE e a Gerdau, de posse dos resultados da apuração, convidarão, para o evento de entrega dos prêmios, os cinco (5) finalistas de cada categoria e divulgarão seus trabalhos em mídia impressa.
Os vencedores de cada categoria, bem como as respectivas menções honrosas, serão conhecidos no dia 28 de setembro de 2017, no evento de premiação do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, em local a ser definido. Mais detalhes da premiação serão informados, posteriormente, no site do Prêmio Talento http://www.premiotalento.com.br/2017/
A inscrição no PRÊMIO TALENTO ENGENHARIA ESTRUTURAL implica em cessão à ABECE e à GERDAU dos direitos de reprodução do material gráfico e fotográfico, de vídeos, de multimídia, dos textos enviados, das fotos ou filmagens do material exposto, para publicação em catálogo e outras formas de difusão do evento impressas ou editadas sob forma de vídeo, CD-ROM, multimídia ou internet e, ainda, material de divulgação para a imprensa especializada ou de interesse geral ou ainda no meio acadêmico. Os ganhadores cedem, no ato da inscrição, à ABECE, à GERDAU e à EDITORA PINI, o direito do uso de imagem para fins específicos de divulgação do Prêmio.
10.1 Não caberão recursos contra as decisões da Comissão Julgadora e não serão prestados quaisquer esclarecimentos sobre os critérios ou resultado da apuração.
10.2 A aceitação dos trabalhos e sua eventual premiação não implica na validação ou aprovação do projeto das estruturas executadas, não cabendo aos organizadores nenhuma responsabilidade sobre a segurança, durabilidade ou estabilidade das obras.
10.3 Caberá à Comissão Julgadora dirimir quaisquer dúvidas que porventura persistam.
10.4 A inscrição do profissional implica na plena e total aceitação deste Regulamento, não cabendo, a qualquer tempo, questionamentos.